Martin Adolf Bormann?
Quem foi Martin Adolf Bormann?
Martin Adolf Bormann foi um líder nazista alemão que exerceu grande influência durante o Terceiro Reich, sobretudo como secretário pessoal de Adolf Hitler. Ele nasceu em Halberstadt, na Alemanha, em 17 de junho de 1900 e ingressou no Partido Nazista em 1927. A partir de 1933, Bormann se tornou o chefe da chancelaria do partido, controlando assim todos os aspectos da organização, incluindo a propaganda e a burocracia interna.
Bormann era considerado um dos principais arquitetos da "solução final" para a questão judaica e era responsável pela organização e coordenação da perseguição aos judeus e outras minorias durante o regime nazista. Ele também foi um dos principais responsáveis pela gestão da economia de guerra alemã e pela distribuição de trabalho forçado em campos de concentração.
No final da Segunda Guerra Mundial, Bormann fugiu para o sul da Alemanha, mas acabou sendo condenado à revelia pelos Aliados nos Julgamentos de Nuremberg. Em 1972, seus restos mortais foram descobertos em Berlim, confirmando que ele havia morrido na cidade em maio de 1945, provavelmente durante uma tentativa de fuga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário