Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva, mais conhecido como Lula, é um político brasileiro nascido em 27 de outubro de 1945 em Caetés, Pernambuco, Brasil. Ele foi o sétimo filho de uma família pobre de agricultores. Começou a trabalhar logo cedo para ajudar a sustentar a família. Aos sete anos, sua família se mudou para Guarujá, São Paulo, em busca de melhores condições de vida.
Lula começou a trabalhar como metalúrgico aos 14 anos de idade, e logo se envolveu com movimentos sindicais. Ele se tornou um líder sindical na década de 1970, durante o regime militar brasileiro, lutando pelos direitos dos trabalhadores e contra a opressão do governo. Em 1980, ele ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT), partido político de esquerda que ele liderou por muitos anos.
Lula concorreu à presidência do Brasil pela primeira vez em 1989, mas perdeu para Fernando Collor de Mello. Lula concorreu novamente em 1994 e 1998, mas foi derrotado nas duas eleições.
Após várias eleições presidenciais Lula finalmente foi eleito presidente do Brasil em 2002, derrotando José Serra no segundo turno, tornando-se, assim, o primeiro presidente de esquerda eleito democraticamente no Brasil.
Ele foi reeleito em 2006, com mais de 60% dos votos. Durante seu mandato, ele implementou políticas sociais que ajudaram a reduzir a pobreza e a desigualdade social no Brasil, como o Bolsa Família, um programa de transferência de renda para famílias pobres.
Ele também fortaleceu a economia do país e promoveu o crescimento econômico, tornando o Brasil uma das maiores economias emergentes do mundo.
No entanto, o governo de Lula foi atingido por vários escândalos de corrupção, como o Mensalão e o Petrolão.
Lula não foi diretamente implicado no esquema, mas membros do PT e do governo foram condenados e presos.
Em 2010, Lula deixou a presidência com uma taxa de aprovação recorde de mais de 80%. Ele apoiou a candidatura de sua ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que foi eleita presidente. Ela foi reeleita em 2014, mas enfrentou uma grave crise política e econômica em seu segundo mandato.
Em 2018, Lula anunciou sua candidatura à presidência, mas foi impedido de concorrer devido a uma condenação por corrupção e lavagem de dinheiro e pela Lei da Ficha Limpa, que impede que políticos condenados em segunda instância concorram a cargos públicos.
Lula foi preso em abril abril de 2018 e permaneceu na prisão até novembro de 2019, quando foi libertado após uma decisão do Supremo Tribunal Federal.
Lula continua sendo uma figura política influente no Brasil e no mundo. Ele é conhecido por sua retórica popular e sua defesa dos direitos dos trabalhadores e dos mais pobres.
Desde então, Lula tem sido um crítico ferrenho do governo de Jair Bolsonaro e fez campanha para voltar à presidência eleições de 2022 e foi bem sucedido apesar de uma margem pequena em relação ao presidente que também concorreu.
Lula continua sendo uma figura polarizadora na política brasileira, com uma base de apoiadores leais e opositores ferrenhos.
Nos dois primeiros mandatos Lula teve José de Alencar como Vice. Em seu terceiro mandado o Vice é Geraldo Alckimin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário